Review: Favero Assioma Uno

Review: Favero Assioma Uno

Após um ano de utilização, que posso dizer intensiva, dos pedais com medidor de potência Favero Assioma Uno, seguem algumas linhas com as ideias gerais que tenho sobre os mesmos.

Favero Assioma Uno

Quando há um ano atrás decidi avançar para a compra (ainda em reserva antes do lançamento), as opções em cima da mesa resumiam-se aos Powertap P1s e aos Assioma. A escolha acabou por recair sobre os últimos, por 3 razões:

.: bom feedback dos BePro, a primeira geração dos pedais com medidor de potência da Favero;

.: preocupação em melhorar todos os aspectos menos positivos apontados aos BePro, sendo os Assioma o resultado final desse processo desenvolvido pela Favero;

.: preço mais baixo face à concorrência (leia-se Powertap P1s e Garmin Vector 3).

A escolha veio-se a revelar a mais acertada, não podendo estar mais satisfeito.

Em primeiro lugar a instalações destes pedais com medidor de potência é extremamente simples, bastando apenas enroscar no pedaleiro e apertar com uma allen key de 8mm (fornecida juntamente), como se de uns pedais normais se tratassem. Não há qualquer procedimento de instalação complicado, nem sequer de calibração inicial. Basta instalar, fazer um calibração rápida através do GPS (que demora uns 5 segundos) e seguir viagem. Dada essa simplicidade são muito práticos para trocar de uma bicicleta para outra ou até para levar em viagem para utilizar em outra bicicleta no nosso destino.

A bateria recarregável tem capacidade para 60h de utilização (mais 10h do que as 50 anunciadas pela Favero), sendo possível o seu controlo através da app da Favero ou mesmo através do GPS. A carga é feita através de um carregador específico fornecido juntamente com os pedais e que na versão DUO, permite carregar em simultâneo a bateria dos dois pedais.

Em termos de precisão, aquando do lançamento era anunciado um erro de ±2%, mas após uma actualização de firmware realizada em Maio deste ano, esse valor foi reduzido para ±1%, ao mesmo nível que os Garmin Vector 3 e o SRM. Nunca fiz qualquer teste de comparação de valores mas os mesmos podem ser encontrados em vários sites de referência, corroborando todos eles a precisão anunciada pela Favero.

Após um ano de utilização, os pedais não apresentam qualquer sinal de folga ou desgaste. Nos Assioma a Favero teve a preocupação de reduzir a dimensão do medidor de potência localizado no pedal esquerdo, evitando assim um problema de desgaste prematuro que por vezes acontecia nos BePro, resultado do roçar dos sapatos no mesmo. Mesmo após utilização e transporte à chuva, inclusive lavagens, não há qualquer sinal de mau funcionamento.

Em termos de peso são os mais leves dentro dos pedais com medidor de potência, cumprindo os 150g por pedal anunciado pela Favero.

A estética será talvez o calcanhar de Aquiles dos Assioma, ficando claramente atrás dos Garmin Vector 3 neste aspecto, que apresentam um design mais fino e semelhante a um pedal “normal”. É quanto a mim um pormenor pouco importante, mas que poderá ser relevante para quem se preocupa com as questões estéticas.

Last but not least, são neste momento os pedais com medidor de potência mais baratos do mercado, sendo o PVP de 445€ para a versão UNO e 695€ para a versão DUO (com medição nos 2 pedais).

Tendo em consideração tudo o que disse acima, resumindo e concluindo em apenas uma frase, na minha opinião os Favero Assioma Uno são neste momento os melhores pedais com medidor de potência que podes comprar.

Siga-nos nas Redes Sociais: