Paragem forçada
PT
Em termos de treino o final de 2018 esteve longe de ser aquilo que esperava. Uma “lesão” que surgiu logo no inicio da semana de descanso tem condicionado os meus treinos desde essa data.
Finalizada a terceira semana de carga, parei dois dias para descansar (que coincidiram com a véspera e o dia de Natal) e quando voltei a pegar na bicicleta para um treino ligeiro, as minhas pernas foram atacadas por um “síndrome de cãibras”. Ao menor esforço que fazia, ficava com cãibras nos quadriceps, fosse a pedalar, ou simplesmente a subir ou descer escadas. Como consequência das cãibras ficava com fortes dores nos músculos que me limitavam os movimentos.
Mesmo depois de dar alguns dias de descanso, de ter feito massagens terapêuticas, anti-inflamatórios, entre outras coisas, a situação arrastou-se durante duas semanas. Todas as tentativas que fiz para pedalar terminaram sempre da mesma forma, cãibras e dores musculares.
Felizmente tudo parece estar a voltar a normalidade. Ontem e hoje já consegui completar uma hora no turbo-trainer sem qualquer queixa, o que já é um bom sinal. Hoje fui aumentando progressivamente a intensidade e as pernas responderam bem a esse estímulo. Aparentemente as pernas estão a recuperar e agora é ir aumentando a carga progressivamente e esperar que tudo volte ao que era antes.
Não consigo ter certeza quanto às causas, mas tudo indica que tenha sido um misto de fadiga acumulada com um desequilíbrio de electrólitos no organismo.
Ainda assim, para ter a certeza que tudo está bem, já tenho visita marcada ao médico para um check-up.
Um passo atrás na preparação que vinha a fazer, mas que não vai alterar em nada o caminho que tenho traçado para 2019!