Final de época: parar ou não?
Agora que as provas já fazem parte do passado e a época chegou finalmente ao seu fim, surge a questão: devo ou não fazer uma paragem no final da época?
Na minha opinião a resposta é sim.
A paragem no final da época traz-me vários benefícios e o primeiro é desde logo a recuperação física e mental, o recarregar das baterias.
Ao longo do ano faço os possíveis por manter a regularidade nos treinos (entre 5 e 6 por semana), o que acaba por provocar bastante desgaste, não só físico, mas acima de tudo mental. O corte com a rotina de treino permite-me recuperar desse desgaste mental e voltar a motivar-me para uma nova época de treinos e em especial para o Inverno que se aproxima.
Para além da recuperação mental, uma paragem no final da época é também fundamental para recuperação física. São onze meses de treino e competição, que acabam por provocar bastante fadiga. Estes dias de descanso são assim de extrema importância para a regeneração do corpo de forma a prepará-lo para um novo ano.
E como ocupar o tempo livre? A analisar a época finda e planear a próxima, Manter o que se fez de bem e corrigir os erros, estabelecendo novos objectivos e um plano de treino bem estruturado para os concretizar.
Venha o descanso!
[…] referido no post anterior, depois de uma época longa e desgastante, considero fundamental afastar-me da bicicleta […]