8 dicas essenciais para te preparares para um Granfondo
Depois de alguns meses de interregno, eis que chegam finalmente as tão aguardadas provas. Neste artigo deixo-te as dicas que considero mais importantes, e que deves ter em conta para te preparares da melhor forma para o teu próximo Granfondo.
1. Treina
Escolhe a distância que queres fazer, analisa o percurso e o acumulado e prepara-te convenientemente. Os Granfondos são provas longas, em regra geral com bastante acumulado, por isso prepara-te de forma adequada para o que vais encontrar.
Treina regularmente e aproveita os fins-de-semana ou dias livres para treinos mais longos, que são essenciais para desenvolver a endurance necessária para superar este tipo de provas.
Mesmo que não sejas acompanhado(a) por um treinador, alguns organizadores disponibilizam habitualmente planos de treino genéricos, adaptados às diferentes distâncias da prova. Usa-os como guia para te preparares da melhor forma para um Granfondo.
Se por alguma razão não o conseguires fazer com a devida antecedência, não forces os treinos na semana anterior à prova, pois não é nessa altura que vais ganhar a forma necessária. Adota antes um andamento mais contido ou pondera fazer um percurso mais curto do que aquele que tinhas inicialmente previsto.
2. Prepara-te atempadamente
No dia anterior à prova separa tudo aquilo que necessitas de levar, para teres a certeza que não te esqueces de nada. Seria frustrante chegares à prova e não poderes participar porque te esqueceste dos sapatos em casa!
Eu tenho por hábito ir separando ao longo do dia tudo aquilo que necessito, e organizo tudo em cima da cama. Só depois de separar, organizar e ter a certeza que não me falta nada, é que coloco dentro do saco.
Se ajudar, faz uma check-list, pois assim terás a certeza que não te esqueces de nada e podes usar para as corridas seguintes. Lembra-te que a melhor forma para te preparares para um Granfondo é planear e organizar tudo atempadamente.
3. Baterias
Hoje em dia os equipamentos eletrônicos que usamos no ciclismo são imensos. Para que nada falhe durante a prova não te esqueças de verificar o estado das baterias (e recarregar se necessário) do teu GPS, transmissão eletrônica, medidor de potência, fita cardíaca, câmara, luzes, etc…
Tenho a certeza absoluta que não irias achar graça se ficasses sem bateria na transmissão, a meio de uma prova…
4. Revisão à bicicleta
Durante a semana anterior à prova faz uma revisão à tua bicicleta. Verifica o estado dos calços/pastilhas de travão, afinação da transmissão, estado dos pneus, etc. Deves fazer essa verificação atempadamente para que, na véspera da prova, tenhas a certeza que tudo está a funcionar corretamente.
Nunca substituas qualquer componente da tua bicicleta na véspera da prova (a não ser que isso coloque em causa a participação na prova), sem que tenhas a possibilidade de testar em treino se tudo ficou a funcionar convenientemente. Tenho a certeza que não vais querer descobrir em prova que algo ficou mal montado, afinado ou a funcionar incorretamente.
5. Não confies na sorte
Leva sempre contigo um kit de reparação rápida com uma câmara de ar, desmontas, bomba ou botija de CO2 e uma multi-ferramenta. Os azares acontecem, e se não fores capaz de reparar autonomamente um simples furo, podes ficar condenado a esperar horas até ao transporte da organização te levar de volta até ao local da chegada. Se não queres levar os bolsos do jersey carregados com esse material, utiliza uma pequena bolsa de selim. Reconheço que é um peso extra, contudo poderá salvar-te de alguns dissabores.
6. Alimenta-te
Analisa o percurso, o tempo previsto de conclusão, onde estão as principais dificuldades, a localização dos abastecimentos sólidos, para o caso de pretenderes parar, e define a tua estratégia de nutrição.
A regra base é comer antes de ter fome e beber antes de ter sede.
O meu conselho – aponta para o consumo de 120 a 180 calorias por cada hora de prova e divide essas calorias totais em pequenas porções, para consumires de 20 em 20 minutos. E se quiseres saber um pouco mais sobre este assunto, não deixes de ler este artigo.
Nunca experimentes novos produtos em prova. Usa géis, barras, bebidas desportivas e outras fontes de energia a que estejas habituado e deixa os testes a novos produtos para os treinos.
E já que falamos em nutrição, neste campo já sabes que a marca que me acompanha nas provas e treinos é a americana Hammer Nutrition, que conta com 35 anos de experiência e qualidade reconhecida na suplementação de desportos de endurance.
Ah, e não te esqueças que uma boa alimentação nos dias anteriores à prova é fundamental para chegares ao grande dia com as reservas de glicogénio a top. Lembra-te que a melhor forma para te preparares para um Granfondo não é deixar tudo para o próprio dia.
7. Hidrata-te
Uma boa hidratação é fundamental nos dias anteriores, durante e depois da prova. Mais uma vez, estuda bem o percurso, a localização dos abastecimentos líquidos ou outros pontos onde possas recolher água e define a tua estratégia. Não te esqueças de adicionar eletrólitos à água, para que possas compensar as perdas através do suor libertado durante a prova, especialmente nos dias mais quentes.
8. Desfruta
Seja para lutar pelo pódio, para superação pessoal ou apenas para viver um dia diferente, em suma, o mais importante é que desfrutes ao máximo! São esses momentos que um dia mais tarde vais querer recordar, por isso faz com que sejam inesquecíveis!